quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eleições CASO: Panfleto da Chapa ROMPENDO VELHAS IDEIAS



Para visualizar o panfleto distribuido nas salas de aula,
CLIQUE AQUI.

Manifeste seu apoio nas redes sociais, salas de aula e corredores da universidade.
Romper velhas ideias: Por uma niversidade popular!

Eleições CASO: Programa de Chapa "ROMPENDO VELHAS IDEIAS"




Eleições CASO-UnB Gestão 2012-2013.
Nos dias 26 e 27 de setembro,
apoie e vote Chapa 2
"ROMPENDO VELHAS IDEIAS"


PROGRAMA DE CHAPA



1- Por um CASO Independente e Democrático:
  • O CA deve chegar a todos os estudantes de ciências sociais, calouros e veteranos,  através de passagens em sala, reativação do blog, lista de e-mails, informativos, incorporando os estudantes ao principal meio de decisão de nossa gestão: a Assembleia Estudantil aberta e democrática. Acreditamos num novo modelo de movimento estudantil que seja independente da política parlamentar e tenha na Ação Direta (manifestações, greves, piquete, abaixo assinados) dos estudantes o seu principal meio de conquista de nossas reivindicações.
  • Para isso defendemos que nosso CA continue independente da UNE (União Nacional dos Estudantes), uma entidade que serviu de base eleitoral e de apoio ao Governo Lula e agora ao Governo Dilma, recebendo mais de 12 milhões de reais de órgãos do Governo Federal. Se hoje o governo aplica uma reforma curricular que prejudica os estudantes e aprofunda a privatização da educação, queremos um CA independente, que defenda os estudantes e não as propostas do Estado.

2- Estudantes de Ciências Sociais no Brasil:
  • Atualmente o movimento estudantil de ciências sociais vem buscando se organizar através da ANECS (Articulação Nacional de Estudantes de Ciências Sociais), o nosso CA precisa encampar esta articulação no sentido de se unir a outros CA de ciências sociais brasil a fora e participar dos debates nacionais da reforma curricular, da sociologia no ensino médio.
  • Portanto devemos buscar uma participação ativa nos Encontros Nacionais de Estudantes de Ciências Sociais (ENECS) e na construção do ERECS (Encontros Regionais de CS) que provavelmente será sediado na UnB em 2013.
  • Visando a construção de uma estrutura orgânica nacional combativa e democrática, defendemos a realização de um Congresso Estudantil de Ciências Sociais feito pela Base, com tiragem de delegados em assembleias no curso, com critérios definidos, que seja o caminho para uma maior mobilização e discussão dos estudantes. Um Congresso de Base nas Ciências Sociais é importante para discutirmos: 1) organização e concepção do Movimento Estudantil do Curso; 2) universidade e conjuntura brasileira; 3) formação em ciências sociais, onde estaria em discussão o currículo e o projeto político-pedagógico do curso; 4) sociologia no ensino médio.

3 - Pautas de Luta que defendemos:
  • a) Pelo aumento das bolsas permanecia, sem contrapartida e com possibilidade de acúmulo! Pela ampliação da Assistência estudantil (moradia, RU, transporte, creches)
  • b) Concursos públicos para professores e funcionários, ambos efetivos, e com incorporação dos terceirizados com isonomia de salários e direitos!
  • c)Não ao EAPE do Departamento de Sociologia e GDF!
  • d) Fim dos cursos pagos e das Fundações de Direito Privado!
  • d) Revogação do REUNI e suas metas precarizantes! Por uma expansão de qualidade!
  • e) Manutenção da cotas raciais e sociais. Contra o vestibular elitista! Por uma universidade Popular!
  • f)  Paridade nos conselhos, votos universal nas eleições para cargos diretivos da universidade. Não aos Conselhos anti-democráticos (70-15-15)
  • g) Contra o novo PNE (Plano Nacional de Educação) e sua política de privatização.

3.1- Qual o problema do REUNI?
  • Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto nº 6.096/2007(Lula), flexibiliza o ensino, quebra a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, oferece um bacharelado que se assemelha a uma graduação minimalista de três anos, cujo diploma será apenas um certificado generalista, e propõe um novo processo seletivo no fim do terceiro ano do bacharelado para os cursos profissionais. Ele estabelece, como meta, um índice de 90% de conclusão dos cursos e determina a duplicação da relação professor–aluno dos atuais 1/9 (em 2006) para 1/18. Para pôr tudo isso em prática, o governo editou a Portaria Interministerial nº 22/07, que cria o Banco de Professores Equivalentes, o que, segundo avaliação dos professores, vai flexibilizar as relações de trabalho na universidade pública e diminuir o número de concursos, diminuir o regime de dedicação exclusiva, e, consequentemente, reduzir as atividades e Bolsas de pesquisa. (Retirado do site do ANDES-SN)

4- Propostas para o CASO:
  • a) Apoiar o Cine Clube do CASO e realizar festivais de filme-debate.
  • b) Reativação do Blog e a criação de um boletim do CASO.
  • c) Melhora da comunicação interna através de passagens em sala, mural informativo e lista de e-mail.
  • d) Realizar Semana das Ciências Sociais, como atividade política e acadêmica.
  • e) Realização de debates/palestras relacionadas a temas da Universidade, Ciências Sociais, ao Movimento Estudantil etc.
  • f) Promoção de calouradas e materiais/eventos informativos aos calouros;
  • g) Revitalização do Espaço Físico do CASO.
  • h) Realização de confraternizações dentro da lógica do fortalecimento da cultura popular, da integração dos estudantes e do financiamento autônomo para a luta.
  • i) Estudar a viabilidade de construção de uma biblioteca e videoteca no CASO.
  • j) Solidariedade às lutas de outros CA’s! Construir fóruns e lutas unificadas! Apoiar o fórum dos estudantes de baixa renda da UnB.
  • k) Buscar articulação e ações unificadas a gestão do ANTRO
  • l) Realizar a reforma estatutária do CASO.
  • m) Assembleias Regulares e Soberanas
  • n) Comissões Abertas

5- Reforma Curricular e o nosso Curso:
  • a) Por uma Reforma Curricular democrática visando a construção de uma sociologia crítica e transformadora. Pelo direito a realização de 3 graduações.
  • b) Ampliação do curso de Ciências Sociais. Pela criação do turno noturno e de nosso curso em outros campi.
  • c) Valorizar a Licenciatura das ciências sociais. Contra o antagonismo entre pesquisa e licenciatura.

6- Pelo incentivo a pesquisa e a prática nas Ciências Sociais! Não a proposta acadêmica-metodológica empresarial!
  • a) A criação da SOCIUS nas Ciências Sociais perpassa por um discurso da “necessidade da prática”. Nós não nos opomos a tal necessidade, mas a realização do trabalho prático nas ciências sociais não pode justificar a aplicação da lógica empresarial em nosso curso.
  • b) Com tal crítica nós não buscamos atacar os indivíduos que participam das empresas juniores, mas possuímos sim sérias divergências a sua proposta acadêmica-metodológica, baseado no modelo da Rede Brasil Junior.
  • c) O Curso de Ciências Sociais precisa de mais verbas para ampliação das bolsas pesquisas, para os PIBICS (que são ínfimos!) e para a contratação de professores efetivos que realizem a pesquisa, o ensino e a extensão. Incentivamos a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisas ao modelo do GEPT (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho), dentre outros.
  • d) A construção do conhecimento e da pesquisa nas Ciências Sociais devem estar vinculadas a uma lógica democrática e pública do conhecimento. 

7- Unificar a luta contra as Opressões!
  • a) As formas de opressões racistas, machistas e homofóbicas são constituídas historicamente nas sociedade de classes, como formas de dominação e exploração de parcelas da sociedade. Tais opressões são estruturais em nossa sociedade pois se constituem em engrenagens fundamentais da super-exploração (a escravidão, a exploração aos imigrantes e indígenas, baixos salários das mulheres) acompanhados de arcabouço ideológico cultural opressivo.
  • b) Devemos levar a luta contra o machismo, a homofobia e o racismo para os CA’s através de debates, palestras e atividades relacionadas a luta a contra opressões dentro da universidade
  • c) Construir a campanha de creches públicas na UnB
  • d) Contra os trotes violentos
  • e) Em apoio a luta indígena do Noroeste, Xingu

8- Solidariedade as Lutas Populares:
  • a) Acompanhar e se solidarizar a luta dos Terceirizados da UnB
  • b) Organizar saídas de campo para os acampamentos dos movimentos de luta dos trabalhadores rurais e sem teto que se localizam no DF e entorno.
  • c) Apoiar a luta dos técnicos e professores da Universidade de Brasília.

9 - Departamento de Ciências Sociais:
  • a) Não temos ilusão quanto a estrutura departamental, que hoje é burocratizada e antidemocrática, no qual fornecesse apenas 5 cadeiras para os estudantes.
  • b) Acreditamos que o central é fortalecer os espaços do movimento estudantil, os CAs, as assembleias, os CEBS etc.
  • c) Nos propormos a defender através da pressão e dos espaços cabíveis o posicionamento dos estudantes de CS dentro do Departamento de Sociologia.
  • d) Paridade nos colegiados. Voto universal para direção de departamento e instituto.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eleições do CA de Ciências Sociais: Para romper com velhas ideias, vote Chapa 2!


Os CA de Antropologia (CAANTRO) e de Sociologia (CASO) da UnB iniciaram dia 13/10 o período de eleições da Gestão 2012-2013. As eleições ocorrem dias 26 e 27 de Setembro. Membros da Oposição CCI e camaradas independentes constroem a Chapa 2 "ROMPENDO VELHAS IDEIAS" que disputa o CASO. Prestamos todo nosso apoio à Chapa 2 em sua missão mobilizar e unir os estudantes de Ciências Sociais através do trabalho de base com organização, agitação e propaganda. Faz-se necessário "romper" ideias conservadoras, elitistas, governistas e corporativistas que estreitam o raio de visão/ação e nos imobilizam. É hora de tomar posições a partir da visão de uma sociologia crítica e militante para atuar com combatividade à favor das justas reivindicações de uma educação e sociedade que esteja a serviço do povo.

Dia 19 de setembro (quarta) haverá no CASO o segundo debate entre as Chapas. Aguarde confirmação do horário e compareça. 

Apoio e vote na Chapa 2 para o CASO! Compartilhe e difunda nas salas de aula e redes sociais o apoio à Chapa "ROMPENDO VELHAS IDEIAS". Em breve difundiremos outros cartazes, panfleto e o Programa de Luta da Chapa.


 DIAS 26 E 27 DE SETEMBRO: APOIE E VOTE CHAPA 2 "ROMPENDO VELHAS IDEIAS" PARA UM CASO INDEPENDENTE E COMBATIVO, A SERVIÇO DOS ESTUDANTES DO POVO!