domingo, 27 de janeiro de 2013

Ato pelo fim das agressões e ameaças machistas, racistas, homofóbicas e fascistas!


Diante do covarde caso de agressão na UnB, cuja Carta Denúncia pode ser lida AQUI, mais de 50 estudantes solidários à vítima e repudiando o agressor realizaram uma ampla reunião onde foi tirado um objetivo imediato e exemplar: PRESSIONAR AS INSTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PARA O IMEDIATO JUBILAMENTO DO AGRESSOR RENNAN SOUZA MELO!

A UnB vem passando por diversos casos de ameaças e agressões contra minorias, algumas delas motivadas por ideologias tipicamente fascistas. É inadimissível agressões como a praticada pelo covarde RENNAN SOUZA MELO, que reivindica-se integralista! Não nos intimidaremos! Nenhuma agressão e opressão passará sem respostas! Nos omitir perante este caso significa dar carta branca para sua repetição!

Por isso convocamos todos e todas para o ato nesta quarta-feira (30/01), às 12h, com concentração no ceubinho!


Na reunião, três encaminhamentos foram tirados:
  1. Ampliar a divulgação e as assinaturas da Carta de Repúdio (CA's, Sindicatos, Organização Políticas, indívíduos etc.);
  2. Segunda-feira (28/01), 12h, no ceubinho: Haverá uma confecção de cartazes; Combinaremos passagens em sala de aula para divulgar o ato e divulgar a Carta de Repúdio; 
  3. Ato anti-fascista: Quarta-feira (30/01), 12h, ceubinho! Unificar setores estudantis anti-fascistas!





quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Repúdio a agressão integralista na UnB


REUNIÃO URGENTE CONTRA AS AGRESSÕES FASCISTAS OCORRIDAS NA UNB!

 
QUINTA (24/01), 12h, NO MEZANINO DO CEUBINHO, UnB


Caros colegas, estudantes e trabalhadores da UnB,
Na última segunda (21/01), por volta das 20h, no espaço de convivência denominado “A Oca”, o estudante de filosofia Luciano foi covardemente atacado pelas costas com uma pedrada e diversos socos pelo também estudante de Filosofia Rennan Souza Melo, matrícula 11/0138562. O agressor (MEMBRO DA ATUAL GESTÃO DO DCE “ALIANÇA PELA LIBERDADE”) reivindica-se integralista, possui posturas abertamente homofóbicas e de extrema-direita em espaços políticos e de convivência. Basta! Essa agressão covarde e fascista não é isolada, pensar assim é ignorar o recente caso de neonazistas que pretendiam realizar ataques contra estudantes do curso de Ciências Sociais ou mesmo as atuais manifestações homofóbicas nas paredes do Centro Acadêmico de Direito. Devemos dar uma resposta de conjunto, unida!
A Oposição Combativa Classista e Independente (CCI) vem convocar urgentemente para a reunião esta QUINTA (24/01), às 12h, NO MEZANINO DO CEUBINHO todos os grupos, Centros Acadêmicos, Entidades sindicais, assim como toda e qualquer pessoa que se coloque na luta contra a opressão fascista e de extrema-direita que vem crescendo em nossa universidade. Queremos uma universidade para os negros, pobres, mulheres, operários, camponesas, de sexualidades diversas, enfim, queremos e iremos construir uma universidade para o povo!

COMPAREÇA E AJUDE A DIVULGAR A REUNIÃO!
NENHUMA AGRESSÃO SEM RESPOSTA!


Leia e assine a Carta de Repúdio:



Repúdio a agressão integralista na UnB

Na primeira noite
Eles se aproximam
Colhem uma flor de nosso jardim
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem
Pisam as flores
Matam nosso cão
E não dizemos nada.
Até que um dia
O mais frágil deles
Entra sozinho em nossa casa,
Rouba-nos a lua e,
Conhecendo nosso medo,
Arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada,
Já não podemos dizer nada
(Maikowsky)

Carta dirigida aos estudantes de Filosofia, Departamento de Filosofia e Reitoria, tal qual a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília - UnB e sociedade civil.