sábado, 20 de junho de 2009

Só a Luta Combativa e Independente dos Estudantes poderá derrotar as Fundações e Conquistar a Assistência Estudantil.

(Oposição CCI paticipa da ocupação e paralisação do Conselho de Adiminstração da UNB )

O atual quadro do ensino superior no Brasil se caracteriza por um avançado processo de privatização, os números já bastam, em 2007 eram 4.880 milhões de estudantes nas universidades, 1.240 estão na rede pública e já 3.600 na iniciativa privada. Ufanismos e manipulação a parte, o Governo Lula tem papel fundamental neste jogo de xadrez, no qual fortalecendo a rede privada em projetos como o PROUNI e atacando as federais através de decretos como a lei de inovação tecnológica etc, cumpre assim a peça central onde os empresários vem direcionando as Universidades cada vez para acumulação de capital e formação de quintais de pesquisa.
A UNB não foge a regra e assim como no resto do Brasil, as Fundações de Direito Privado são alvo de denuncias e irregularidades mas esbanjam grande somas de lucros, e ao lado disso temos a Casa do Estudante que não é reformada desde os anos 80, a perseguição a estudantes pobres e do mov. Estudantil, falta de iluminação, corte de transporte, BASTA!
O movimento estudantil não obterá uma vitória concreta contra as fundações e uma política séria de assistência estudantil, enquanto não romper com a Reitoria na elaboração de pactos demagógicos e a política dúbia e covarde da UNE/DCE de “Fundações Privadas que sejam transparentes”(defendidas em eleição), assim como não devemos alimentar ilusões de que dentro dos antidemocráticos CONSUNI ou CAD conseguiremos avançar. É preciso apostar na luta independente de organismos burocráticos como a UNE, e traçar a estratégia da ação direta de massa para conquistar nossos objetivos, vamos barrar a votação no CAD, realizar fechamento de ruas, realizar piquetes e tirar os CA´s do pântano da não-gestão.

Fortalecer a Oposição CCI ao DCE-UNB como pólo reorganizador da luta estudantil – Participe! Reuniões as Terças-Feiras, acima do Ceubinho, as 18h.

Fora Todas as Fundações Privadas e Reitor Governista! Abaixo UNE e UBES Pelegas!