terça-feira, 22 de março de 2011

Programação DF: Semana Nacional Classista e Combativa


Dia 28 de Março de 1968, no Rio de Janeiro, o secundarista Edson Luis é assassinado pela polícia em um ato do Movimento Estudantil no restaurante Calabouço. Esta manifestação foi duramente reprimida pelos cães fardados da Ditadura Civil-Militar brasileira. Após a morte de Edson Luis de Lima Souto, o Movimento Estudantil respondeu com manifestações radicalizadas e massificadas. Em Brasília, os estudantes, ainda no dia 28 de março de 68, chegaram a queimar vários carros da polícia militar. No Brasil todo, o dia 28 significou o estopim de greves estudantis, manifestações, ocupações de escolas, universidades e enfrentamento com a ordem estabelecida.

O Dia do Estudante tem sua origem nesta luta combativa e corajosa de uma geração que deu a vida pela transformação da sociedade e da educação. A luta pelo fim do vestibular, pela democratização das
escolas, assim como por melhor qualidade de ensino estavam em pleno desenvolvimento. Atualmente a UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundarista) são entidades vendidas e fantasmas, que só aparecem nas escolas para fazer carteirinha e propaganda oportunista em período de eleição. Tais entidades não lutam, pois recebem cargos políticos e milhões do Governo Federal para se calar.

Com o objetivo de resgatar e aplicar o verdadeiro significado do dia dos estudantes, a RECC – Rede Estudantil Classista e Combativa está construindo em diversos locais do Brasil atividades de agitação, propaganda e organização, no que chamamos de SEMANA NACIONAL CLASSISTA E COMBATIVA. Participe e divulgue as atividades que ocorrerão no DF!


Nem ENEM, nem Vestibular: ACESSO LIVRE JÁ!
Combater as Reformas Neoliberais de Dilma/PT!
Abaixo o corte de 3,1 bilhões na educação!
Pelo Passe Livre irrestrito para estudantes e desempregados, já!
Edson Luís: PRESENTE! Não esquecemos nem perdoamos!

Nenhum comentário: