segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oposição CCI convoca


Discussão de formação de chapa
às eleições para DCE-UnB - 2011:

Dia 20/09 (terça-feira)
18h no Ceubinho (em frente ao DCE)


O período de eleição para DCE é um momento valoroso para o Movimento Estudantil, uma vez que favorece o embate de ideias, as avaliações das práticas e experiências realizadas pelos diversos grupos e suas perspectivas e concepções. Este embate é importante para os estudantes perceberem "quem é quem" e despertarem não somente o censo crítico, mas, em nossa opinião o mais fundamental transmitir, que é a ciência de que aquele que não luta organizado com os estudantes e trabalhadores que vivemos dia-a-dia cede espaço para as ofensivas do estado e do capital, como o Plano Nacional de Educação do Governo Dilma e o processo de privatização através das fundações e terceirizações.

Conclamamos então aqueles estudantes dos mais diversos cursos ou campis, convencidos da centralidade do nosso papel de garantirmos uma universidade que sirva ao povo, não só a participarem conosco deste processo eleitoral, mas permanecerem organizados em suas bases e em constante processo de politização e luta combativa!




Breve Análise:

Nas últimas três semanas uma onda de ocupações e lutas estudantis vem sacudindo as universidades de nosso país. Já se somam mais de 11 reitorias ocupadas neste período, marchas de rua e greves unificadas (unindo servidores, professores estudantes) em universidades como a UFPR e a UNIFESP. A UnB não se mantendo isolada deste quadro inaugurou o início deste segundo semestre de 2011 com a ocupação da reitoria pelos estudantes da Faculdade de Ceilândia no dia 13\09 (Quarta-Feira), cansados de esperar a mais de 3 anos a conclusão das obras de seu Campus.

Muitos destes movimentos, após esperar sem resultados dos meios burocráticos das universidades e governos, vêm obtendo conquistas parciais a partir da Ação Direta em suas lutas. Apesar disso, a falta de articulação nacional deste movimento e a não identificação dos verdadeiros inimigos vem conduzindo estas lutas a conquistas pequenas e parciais, de demandas que sempre ressurgem por não terem sido de fato resolvidas.   

É importante perceber que as pautas reivindicadas por tais movimentos possuem grandes semelhanças, que giram em torno do combate a precarização das universidades. Contra o corte de verbas, ampliação do RU, contratação de mais professores e servidores, mais estrutura física, são apenas alguns exemplos. Nós da Oposição CCI analisamos que tais processos expressam as contradições nacionais do REUNI que vem aumentando vagas nas universidades sem aumentar a estrutura necessária, como já era previsto no programa. Além disso, iniciamos o ano com corte de verbas de 3,1 bilhões para a educação feito pelo governo Dilma.

A UNB, dentro deste processo de precarização exposto acima, foi palco de diversas lutas durante o último ano: Ocupações por espaços de CAs, a luta dos moradores da Casa do Estudante por uma reforma digna, a luta de estudantes de artes, psicologia, medicina, desenho industrial por melhores condições de ensino, etc. Porém tais lutas se mantiveram fragmentadas e o nosso DCE possui grande responsabilidade neste processo não articulando as lutas, não convocando assembleias, buscando não demonstrar que tais lutas possuem um inimigo comum: a Reitoria e o Governo, órgãos a qual os membros do DCE são subordinados politicamente.     

A Oposição CCI buscou coordenar tais lutas no 1° semestre através de um fórum de CAs que unificou estudantes de geografia, filosofia, ciências sociais, serviço social, os estudantes da CEU e do Campus Ceilândia. Este fórum organizou no dia 25/05 uma assembleia geral e um ato com pautas unificadas, a revelia do DCE que se manteve inerte (http://oposicaocci.blogspot.com/2011/05/ato-estudantil-unificado-exige-posicao.html). Além disso, este fórum e a Oposição CCI participaram ativamente da organização da primeira ocupação da reitoria pelos estudantes da FCE no dia 15 de julho de 2011, que já estavam cansados das mesas de enrolação da Reitoria legitimadas e apoiadas pelo DCE. A radicalização da Ocupação da FCE neste 2º semestre demonstra isso.         

O Novo Plano “Neoliberal” de Educação (PNE) já tramita no congresso e os estudantes precisam se organizar para derrubá-lo, dado seu caráter privatizante. A UNE (atual gestão do DCE) como sempre buscará confundir os estudantes pela “disputa do projeto” no fundo garantindo que ele seja aprovado na íntegra, como foi com o REUNI, PROUNI, Regulamentação das Fundações etc. A ANEL e a Esquerda da UNE buscam desviar os estudantes para um caminho legalista e uma política paragovernistas, buscando construir centralmente o “Plebiscito pelos 10% do PIB para Educação” utilizando um método sem efetividade, colocando a ação direta (greve, manifestações de rua) em segundo plano e buscando conciliar com a UNE em uma campanha unificada pelos 10% do PIB, deixando a luta contra o PNE em segundo plano. Táticas, métodos e políticas que levarão os estudantes a derrota.   

Tendo em vista este quadro, é uma necessidade dos estudantes construírem um movimento Combativo e Unificado. Independente da UNE e da ANEL. Isso perpassa pela construção de DCE baseado nos princípios da ação direta estudantil, do antigovernismo (independência do Governo Dilma e de seus organismos subordinados como a UNE), Democracia de Base (tendo as assembleias estudantis como órgãos máximos do movimento) e do classismo (unidade com a luta dos trabalhadores da educação e outros setores).    

Pela construção de um DCE baseado na independência, na ação direta, na unidade das lutas e na democracia de base!

Oposição CCI ao DCE-UnB

Nenhum comentário: