terça-feira, 11 de outubro de 2011

ANO III - FESTIVAL DE FILMES OUTUBRO PROLETÁRIO


Iniciado em 2009, o Festival de Filmes OUTUBRO PROLETÁRIO completa este ano sua terceira edição. Organizado principalmente pela Oposição CCI, o festival se realiza, não por acaso, no memorável mês de outubro, em referência à histórica Revolução Russa. Marcado pela data em que o proletariado mundial ganha importante fôlego em sua luta histórica pela emancipação, o OUTUBRO PROLETÁRIO traz filmes e documentários cujas temáticas remetem às diversas experiências de luta, organização e resistência do povo trabalhado contra a exploração e opressão em cada território deste planeta.


Confira a programação. Venha assistir e lutar conosco!



 

 PROGRAMAÇÃO:

Pequeno Grão de Areia (Granito de Areia)
EUA, 2005, 61min.  Direção: Jill Freidberg

Sexta-Feira: 14/10, as 12h no CASO*

Documentário que retrata a resistência popular no México frente a política  do Banco Mundial imperialista de desmantelamento da escola pública. O filme traz a experiência de organização e mobilização dos professores, trabalhadores na educação, dos estudantes e seus pais contra a destruição da Escola Normal Rural Mactumactza, em Chiapas. 
  


A Noite dos Lápis (La Noche de los Lápices)
Argentina, 1986, 105 min.  Direção: Héctor Oliveira

Quarta-Feira: 19/10, 12h no CASO*

Em setembro de 1976, durante os primeiros meses da ditadura na Argentina, sete adolescentes da cidade de La Plata foram sequestrados, torturados e assassinados por reivindicar o passe estudantil, uma redução no preço das passagens de transportes para estudantes. Baseado em fatos reais.
  


ABC da Greve
Brasil, 1990, 85min.  Direção: Leon Hirszman

Quarta-Feira: 26/10, 12h no CASO*

O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.


*O CASO (Centro Acadêmico de Sociologia) fica no ICC Central, campus Darcy da UnB


 - - -


ORGANIZAÇÃO:
Oposição CCI - Combativa Classista e Independente ao DCE-UnB, e
Coletivo LutaSociais!

 - - -

Eleições para DCE-UnB 25 e 26/10
APOIE E VOTE Chapa 7 - DEMOCRACIA E AÇÃO DIRETA
www.democraciaeacaodireta7.blogspot.com


----------------------------------------------------------

Confira o que passou nas edições do Outubro Proletário em 2009 e 2010.


Nenhum comentário: