segunda-feira, 30 de abril de 2012

Seminário debate Creches na UnB

SEMINÁRIO SOBRE CRECHE PÚBLICA NA UnB DA PRIMEIROS PASSOS NA LUTA!


No dia 25 de Abril de 2012, ocorreu na praça Chico Mendes (Campus Darcy Ribeiro-UnB), o Seminário "Creches Públicas na UnB: Por que entrar nessa luta?". Apesar de contratempos na organização do seminário (reuniões, procura de local, de professores etc.), no final das contas todos viram seus esforços valorizados naquele evento que conseguiu cumprir com sua tarefa:  dar o pontapé incial na luta por uma creche pública sob o controle da comunidade universitária (estudantes, servidores/as, professores/as e tercerizados/as). O Seminário contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre trabalhadores e estudantes de diversos cursos, além de membros da Oposição CCI ao DCE-UnB (RECC), do CA de Pedagogia "Paulo Freire", do Coletivo Feminista Classista-Libertárias (RECC), do Coletivo de Mulheres da UnB e CA de Letras.

O Seminário também teve como objetivo qualificar a luta por creches públicas, dando seu devido enfoque teórico e político. Temas como a universalização da educação, da libertação da mulher da dupla e trilpa (estudo-trabalho-casa) jornada de trabalho, assim como da sua obrigatoriedade para a maternidade e o trabalho doméstico, da polêmica de quem é a responsabilidade do cuidado e da educação das crianças na sociedade, dentre outros temas foram tratados pelas palestrantes e polemizados pelos participantes. Foi ressaltado que os principais atingidos pela falta das creches públicas são as estudantes proletárias pois tem que conciliar o estudo, o trabalho e os cuidados domésticos e maternais, assim como o setor mais explorado da universidade, os/as tercerizados/as (que, em muitos casos, sequer possuem o direito à licença maternidade garantido). A creche, no entanto, deve ser aberta a todos e suprir toda a demanda.

Foi debatido também a importância da luta por Creches Públicas como garantia da universalização e gratuidade da educação desde a educação infantil à universidade. Um dos participantes ainda ressaltou o controle da comunidade sobre a creche tendo em vista a disputa pela sua não reprodução como "aparato ideológico do Estado", já que a creche, como conquista da luta, deve servir aos interesses dos trabalhadores e não do Capital.

Os militantes da Oposição CCI ressaltaram a importancia de compreender a opressão e exploração da mulher sob seus aspectos estruturais e ideológico-culturais, defendendo que seria um erro pensar em libertação para as mulheres sem as bases estruturais para tal. Não adiantaria denunciar as famílias por sujeitarem as mulheres ao trabalho doméstico-maternal se não existe condições estruturais na sociedade que garantam a inclusão da mulher na "vida social". Por isso a importância da luta por creches públicas! Homens e mulheres, pais e mães, estudantes, professores/as, servidores/as e terceirizados/as devem se engajar nesta luta!

Ao final os participantes deliberaram a criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre Creche Pública na UnB. Este GT estará se reunindo no dia 9 de Maio (quarta-feira) às 12h no Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe) - que fica na FE, ao lado do Auditório Dois Candangos. A ideia é unificar nesse GT representantes das distintas categorias de trabalhadores e estudantes da UnB. PARTICIPE DESTA LUTA E CAMPANHA!

CRECHE PÚBLICA NA UNB, JÁ!



Participe da 1º reunião do GT sobre Creches na UnB
 
Dia 9 de Maio (quarta-feira) às 12h no CAPe








Nenhum comentário: