domingo, 4 de outubro de 2009

A ocupação do CACIF no atual contexto de lutas.

OCUPAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

CARTA DE APOIO ÀS OCUPAÇÕES DE CENTROS ACADÊMICOS DA UNB


No dia 28 de Setembro, segunda-feira, os estudantes dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia ocuparam a sala 148 do ICC Sul para que esta seja o novo espaço de um Centro Acadêmico integrado dos cursos do Departamento de Ciência da Informação e Documentação: CACIF (Centro Acadêmico de Ciência da Informação). Tanto o CABIBLIO (CA de Biblioteconomia), quanto o CAARQ (CA de Arquivologia) vinham lutando por um espaço digno para os CA’s nas últimas gestões, já que o espaço improvisado no departamento não comportava mais o grande número de alunos, prejudicando o convívio e a organização política dos estudantes de ambos os cursos.


A sala 148, local onde funcionava um antigo laboratório de química, estava totalmente inutilizada. A escolha por uma sala no ICC vem do fato de que não foi possível conseguir um espaço no departamento dos cursos (o CID), que, agora abrigando um novo curso (Museologia), mostra-se cada vez mais insuficiente para a crescente demanda de alunos. Um exemplo disso é o laboratório de informática do departamento que está desmontado desde o início do semestre, prejudicando disciplinas que precisam ser ministradas com microcomputadores, à espera de reformas do Reuni que tão cedo não ocorrerão, tendo em vista a falta de verba e estrutura da UnB como um todo.


A ocupação do CACIF é uma entre as várias que estão ocorrendo na Universidade nesse momento. Todas elas confrontam, com ou sem intencionalidade, com o atual reforma universitária, o Reuni. O Reuni, projeto do governo Lula em vigor desde 2007, que nesses últimos semestres vem sendo implementado na UnB, duplicando ou aumentando vagas, inaugurando novos cursos, sem dar a mínima estrutura para tal reforma, é, sem dúvida, o grande motivo da superlotação e do sucateamento do ensino. Esses efeitos resultam, entre outras coisas, na falta de espaço para a atuação e o convívio dos alunos dentro da própria Universidade. Tal projeto do governo traz uma falsa ilusão de democratização do ensino superior, juntamente com o Prouni e novo Enem, mas na verdade possui um caráter nitidamente neoliberal e antidemocrático de formação de obra barata, crescente terceirização e privatização do ensino, além de colocar a Universidade pública e o conhecimento e tecnologia gerados por ela a serviço dos grandes empresários, tornando a formação universitária em uma mera formação voltada para a lógica de mercado.


Dentro do Reuni, não há espaços para disputa, ou diálogo como pretende o DCE. Tal idéia serve somente enganar os estudantes. Os estudantes de Direito estão sentindo isso na pele: a duplicação de vagas do curso foi feita de maneira autoritária, pelo simples fato de o Reuni se basear em metas que precisam ser cumpridas a qualquer custo. Não há lugar para diálogo: a ruptura com essa expansão que prejudica docentes, funcionários e estudantes (mas, “ironicamente” colabora com os lucros das empresas privadas) é a única arma que os estudantes possuem. Todas as vias legalistas desse projeto já estão comprometidas e definidas: o caráter neoliberal do Reuni é fixo e desejável pelo governo.


Importante ressaltar que o Reuni recebe pleno apoio da reitoria e do DCE. E este, mesmo apoiando da boca para fora as ocupações, na prática não consegue polarizar de maneira efetiva com a reitoria e apoiar a luta dos estudantes contra o Reuni, que nesse momento vem representada pelas atuais ocupações. A ocupação do CACIF, por exemplo, não teve apoio objetivo do DCE, que tratou de maneira cínica o CABIBLIO, demonstrando a traição do DCE em relação aos alunos. Apesar de no discurso o DCE falar que o movimento estudantil deve ser “ator central” das decisões sobre a Universidade, continua acreditando em conselhos antidemocráticos como via para conseguir as reivindicações estudantis.


Já a reitoria nos últimos dias ataca de maneira desleal os estudantes de Serviço Social, desmoralizando o movimento estudantil ao distorcer e modelar informações no site da UnB para colocar a comunidade do seu lado, ou seja, a favor do governo Lula e da política do PT. Felizmente, alunos de diversos CA’s (CASESO, CACIF, CADIN, CACOMP, etc.) continuam mobilizados, não aceitando de forma passiva a precarização em massa que os projetos governamentais vem causando na UnB, mesmo com a atuação envergonhada do DCE frente à reitoria.


Por tudo isso, o CACIF entende que todas as ocupações possuem pautas semelhantes e o momento é oportuno para confrontar as reformas danosas que estão sendo implementadas pelo Reuni. Entendemos também que a união entre os CA’s que estão em processo de ocupação é primordial. Os CA's ocupados devem criar pautas unificadas, além de uma rede de apoio mútuo e resistência. Tais medidas precisam ser tomadas para a própria sobrevivência do movimento e para possuir um caráter anti-Reuni na UnB, já que a DCE não consegue tomar tal postura por estar atrelado até o pescoço com a reitoria e as políticas governamentais.


CENTRO ACADÊMICO É ESPAÇO DE ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL! OCUPA E RESISTE!

TODO APOIO ÀS OCUPAÇÕES DE CA’S! PELA UNIFICAÇÃO DAS PAUTAS E RESISTÊNCIA CONJUNTA ÀS REFORMAS GOVERNAMENTAIS DE MASSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR!

FORA REUNI! COMBATER A POLÍTICA NEOLIBERAL REPRESENTADA PELA REITORIA E REPRODUZIDA PELO DCE PELA AÇÃO DIRETA!

Alexandre Pimeta, aluno de Biblioteconomia, ocupante do CACIF e membro da Oposição CCI

Nenhum comentário: