quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Panfleto de apoio aos trabalhadores do HUB

CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO!

O avanço das terceirizações e da flexibilização dos direitos trabalhistas é elemento constitutivo da política neoliberal implementada pelo Governo Lula e pelos capitalistas. A forma como isso pode ser observado na UnB é que a maioria esmagadora da mão-de-obra da universidade se dá através de terceirização ou contrato direto da UnB (contratos sem carteira-assinada, sem férias, 13º, etc.)

Em meio a uma greve dos três segmentos (servidores, professores e estudantes) em defesa da URP, os trabalhadores terceirizados e contratados (ambos precarizados!) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) vêm protagonizando um processo de mobilização em defesa dos direitos mais básicos, tal como o 13º salário.

Desde o início do processo de mobilização um dos principais entraves para o avanço da luta é a direção governista/CUTista do SINTFUB. A direção do sindicato se utiliza de um discurso pseudo-responsável e “em defesa da ordem” como um instrumento para desmobilizar e não organizar a luta de fato, freando-a. Os exemplos das constantes postergações da greve e o não comparecimento na organização da paralisação da última sexta (04/12) são provas disso.

Tendo em vista a linha política dos governistas de manter o “consenso José Geraldo” na UnB, fica claro o motivo pelo qual a direção do SINTFUB busca não entrar em conflito direto com a reitoria, já que entraria em conflito com a política neoliberal do Governo Lula aplicado pelo Reitor José Geraldo/PT. Portanto, a oposição estudantil ao DCE da UnB reafirma a linha que apontamos durante a greve dos terceirizados (abril/2009) em nosso boletim nº8, dizendo que os trabalhadores “devem superar o divisionismo e se organizar em único sindicato, o SINTFUB. Ao mesmo tempo construindo uma oposição sindical a direção pelega da CUT, mobilizando a categoria para a luta pela ação direta e avanço nas conquistas como o aumento salarial, o cumprimento dos direitos e a contratação de todos os terceirizados [e contratados!] no quadro efetivo.”

PELO PAGAMENTO IMEDIATO DO 13º SALÁRIO!

Construir um movimento de oposição sindical-popular-estudantil!

Nenhum comentário: