quarta-feira, 25 de março de 2015

Documentário: Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil

Nesta semana que completa 47 do assassinato de Edson Luis pela ditadura civil-militar no Brasil, indicamos um excelente documentário que contribui na formação histórica do movimento estudantil brasileiro ao resgatar a memória de nossas lutas.

 
NÃO ESQUECEMOS E NÃO PERDOAMOS!
DITADURA NUNCA MAIS!
PELO FIM DO MILITARISMO!



SINOPSE
Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil é um documentário sobre a morte do estudante Edson Luís no restaurante estudantil Calabouço.

Na tarde do dia 28 de março, o local estava repleto de estudantes, na maioria secundaristas, que reivindicavam a conclusão das obras do restaurante e melhorias na alimentação, quando foram reprimidos com violência pela Polícia Militar. Um tiro dado à queima roupa matou o jovem estudante Edson Luís, cujo corpo foi velado na antiga Assembleia Legislativa, que funcionava onde hoje é a atual Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio.

Calabouço 1968 - Um tiro no coração do Brasil é ponto de partida para reflexões sobre todo o período da ditadura militar até a redemocratização e as manifestações de rua dos dias atuais.

O “Calabouço”, restaurante central dos estudantes, foi o cenário onde se desenrola o estopim das grandes manifestações estudantis que abalaram a ditadura instalada em abril de 1964 no Brasil.



Ficha técnica completa

Título                        Calabouço - 1968, um tiro no coração do Brasil (Original)
Ano produção           2014
Direção                    Carlos Pronzato
Estreia                      28 de Março de 2014 ( Brasil )
Duração                    59 minutos
Gênero                      Biografia, Documentário, História
Países de Origem      Brasil

Um comentário:

Sandra Cabral disse...

Excelente filme para quem deseja conhecer melhor a história do Brasil.