quinta-feira, 19 de novembro de 2015

[ORC-DF] 2º Ciclo de Formação Sindical debaterá Educação e a construção da Autonomia dos trabalhadores

Estamos vivendo um momento importante na luta de classes no DF e no Brasil. Uma série de medidas estão sendo implementadas por governos e patrões com o intuito de reduzir direitos, dar calote em salários, despedir trabalhadores, privatizar, cortar gastos da educação e saúde, etc. Além disso, no DF nós estamos presenciando um aumento absurdo nas tarifas de ônibus e restaurante comunitário que atingem toda a classe trabalhadora.

A educação tem sido um dos setores mais atacados. No DF a comunidade escolar atingida pelos demandos do governo de Rollemberg reúne ao todo centenas de milhares de trabalhadores entre professores, servidores, terceirizados, estudantes, pais e/ou responsáves. Porém, não parece haver nenhuma intenção ou capacidade política por parte das atuais “entidades representativas” (SINPRO, SAE, UBES, UNE, SINDSERVIÇOS, Associação de Pais, etc.) de resistir aos ataques e do modelo de educação neoliberal imposto por Dilma (PT-PMDB) e Rollemberg (PSB). Muito menos de defender um projeto de educação da classe trabalhadora. As classes dominantes já compreenderam a importância da educação para reproduzir o sistema, mas quando nós trabalhadoras/es vamos pensar e agir seriamente sobre um projeto coletivo e libertador?

É com esse objetivo, de pensar e fazer a luta de classes dentro de cada escola e local de trabalho, que convidamos trabalhadoras/es estudantes e todas/os as/os interessadas para o II Ciclo de Formação Sindical, com a temática “Educação e Autonomia: teoria e ação coletiva frente aos atuais conflitos sociais”, a ser realizado em todos os sábados do mês de novembro. COMPAREÇA! CONVIDE SEUS COLEGAS DE TRABALHO!

——————–

PROGRAMAÇÃO:

– Práticas pedagógicas e as possibilidades de emancipação intelectual dos filhos do povo
Data: 21/11
Horário: 09h00
Local: Unb – Campus Planaltina (sala confirmar)

– Sindicalismo na Educação: a necessidade de organização para a luta diária
Data: 28/11
Horário: 14h00
Local: Auditório do Sindágua (CONIC, Venancio 5, sala 208)

Acesse os cadernos de texto em: www.facebook.com/orceducacao ou www.lutafob.wordpress.com

ORGANIZAÇÃO: Oposição de Resistência Classista – DF e Entorno APOIO: Fórum de Oposições pela Base

Nenhum comentário: