domingo, 21 de novembro de 2010

CCI realiza ato agitativo na UnB contra recredenciamento da FINATEC


Em plena hora do almoço, 12h, numa quinta-feira (18/11), a Oposição Combativa, Classista e Independente ao DCE da UnB realizou um ato de agitação e propaganda contra as fundações privadas, mais especificamente contra o recredenciamento da FINATEC à UnB.









Tal ato, que inicialmente foi uma deliberação da Assembléia Estudantil do dia 27/10, cuja "responsabilidade" de encaminhá-lo seria do "Comite Fora Finatec", e que de fato o marcou para a quinta (18/11) ao 12h, teve que ser irresponsavelmente desmarcado pelo mesmo Comite, mas com toda a tranquilidade de fazê-lo, mesmo que na noite anterior (17/11). Traqnuilidade pois, mais irresponsável que desmarca-lo um dia antes, foi o fato que os permitiram isto, já que não tiveram compromisso nenhum em construir esta que seria uma importante manifestação (que teria como destino o MEC) - não houve sequer uma divulgação, a não ser pela Oposição CCI de forma independente.

Assim, os militantes da Oposição CCI, mantendo sua autonomia perante ao Comitê (ver Germinal nº19), decidiram manter um Ato de Agitação e Propaganda.

O ato começou no Ceubinho ao 12h, contando com a exposição de faixa com os dizeres "Contra as Fundações privadas de apoio ao Empresários!". Os militantes da Oposição, empunhando bandeiras da Rede Estudantil Classista e Combativa - RECC, organização nacional a qual compõe, fizeram várias falas em megafone incentivando a organização do Movimento Estudantil para a luta contra a FINATEC. Enquanto isso, outros militantes conversavam com os estudantes que alia passavam, distribuindo o último número do Germinal, o órgão de propaganda da Oposição CCI, que traz sua análise sobre o processo de recredenciamento da FINATEC.

Depois disso, os estudantes foram caminhando pelo ICC até o Udefinho, entoando gritos de guerra contra as fundações e a privatização da Universidade: "Não pago, não pagaria, educação não é mercadoria!", "Fora Finatec e privatização, que a universidade não sirva ao patrão!". Parou-se e fez-se algumas falas em frente ao Centro Acadêmico de Ciencias Sociais, que em assembléia um dia antes havia deliberado contra a FINATEC e as Fundações. Seguindo o ato, com mais algumas adesões, chegou-se ao Udefinho sob os aplausos de estudantes que estavam em frente ao CA de Letras, demonstrando seu apoio à luta contra as fundações. O ato foi finalizado no RU, onde mais estudantes e até servidores acompanharam o ato e os discursos.

Os militantes da Oposição CCI se reuniram após o ato e fizeram um balanço possitivo. Foi ressaltado a importancia de ter sido organizado apenas por suas próprias forças, cavando mais ainda a trincheira da luta combativa sincera, em clara oposição com o parlamentarismo estudantil apático, impotente e irresponsável para solucionar as demandas estudantis.


A luta continua!

Fora FINATEC! Fora Fundações Parasitas!



Nenhum comentário: