segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra - UnB


O Coletivo Estudantil Pedagogia em Luta, com o apoio dos Coletivos Território Livre (geografia) e LutaSocias! (ciências sociais) e da Oposição CCI, convidam os estudates, servidores do quado, terceirizados e professores da UnB para a atividade de vídeo-debate na Semana da Consciência Negra, com o filme: PANTERAS NEGRAS. O evento tem como objetivo fomentar o debate sobre a condição do povo negro no capitalismo e celebrar a heróica história de luta destes trabalhadores negros contra a exploração, a opressão e a submissão, a luta por sua emancipação contra o capital, a violência policial e o Estado capitalista.


Dia 22 - Segunda
12h na Sala Papirus
(Faculdade de Educação)



Sinopse:

O filme relata a situação do povo afroamericano nas
décadas de 60 e 70, marcada pela violência policial, exclusão política e cultural e exploração econômica, e como se deu a formação e atuação do Black Panther Party for Self-Defense (ou somente Panteras Negras), influenciado pelo pensamento socialista e anti-racista de Malcolm X, Marx e Mao. O partido que tinha como lema máximo "todo o poder ao povo", teve forte presença na comunidade negra americana, agremiando jovens, mulheres e atuando em escolas primárias e no combate às drogas. Atuou conjuntamente com organizações estudantis, sindicais e movimentos comunistas e feministas.




"Não combatemos racismo com racismo. Combatemos racismo com solidariedade. Não combatemos o capitalismo explorador com capitalismo negro. Combatemos o capitalismo com o socialismo básico. E não combatemos o imperialismo com mais imperialismo. Combatemos o imperialismo com o internacionalismo proletário". (Bobby Seale - membro fundador do Partido Panteras Negras)


**



A Oposição CCI sugere a leitura de um pequeno compilado de três textos sobre os Panteras Negras, contendo brevemente sua história e as lições de sua luta. Download aqui.



Nenhum comentário: